terça-feira, 13 de abril de 2010

Verdadeiro amigo: O cavalo

Os cachorros que me desculpem!
Mas seu título de maior amigo do homem está ameaçado!
Há quem diga que ele nunca foi, outros dizem que o cachorro "foi" o melhor amigo do homem.
O título de melhor amigo do homem, agora está com o cavalo.
Li uma reportagem da revista super-interessante da Editora Abril - Ciência Maluca que a universidade Rennes da França fez uma pesquisa mostrando que os cavalos são mais leais que os cachorros aos seus donos.
Cavalos nunca esquecem as verdadeiras amizades

Aqui no Brasil nossas universidades tem feito grandes avanços nesse sentido, usando o cavalo para trabalhar com crianças especiais. O mais inusitado (pelo menos pra mim) foi ter conhecimento de uma escola pública da região Sul/SP no bairro de Santo Amaro por meio de parceria com a USP e a Hípica Recanto dos Cavaleiros, ultrapassou limites de uma sala de aula, fazendo da hípica um ambiente alfabetizador, trabalhando com 36 crianças carentes com dificuldades de alfabetização (Jornal da USP, ano XXI n° 754).
O cavalo é usado como recurso terapêutico, na medida em que, com o seu movimento rítmico, preciso e tridimensional – que ao caminhar se desloca para frente e para trás, para os lados e para cima e para baixo –, pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo, a todo instante, entradas sensoriais em forma de propriocepção profunda, estimulações vestibular, olfativa, visual e auditiva.
É trabalhado na criança: autoconfiança, auto-estima, fala, linguagem, estimulação tátil, lateralidade, cor, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio e vários outros aspectos cognitivos dos alunos em questão. Os alunos tem a possibilidade de elevar sua auto-estima, construir amizades e exercitar comportamentos, tais como: ajudar e ser ajudado, trabalhar com pessoas de diferentes ritmos e aceitar suas limitações.

Essa terapia com cavalos é chamada de Equoterapia, apesar de nova no Brasil (reconhecida 1.997 pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional e pelo Concelho Federal de Medicina) Hipócrates o pai da medicina já se ultilizava dela 400 A.C. em seus pacientes.

Nenhum comentário: